quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Bioquímica dos Oligoelementos


As reacções Bioquímicas são diversas, não podendo ser consideradas individualmente mas, num conjunto de fenómenos  Físico-Químicos, regidos pelas leis gerais, controladas e reunidas no corpo humano. Grande parte da história da Bioquimica é a história da pesquisa enzimática.
O nome enzima ( no levedo ) somente foi usado em 1877, porem muito anteriormente já se suspeitava que os catalizadores biológicos participavam na fermentação do açucar para formar álcool.

A partir da teoria introduzida por Berzelius em 1835 que incluia um exemplo do que se conhece hoje como na enzima, a diastase do malte, e indicava que a hidrólise do amido era mais eficientemente catalizada pela diastase do que pelo ácido sulfurico que, cronologicamente se foi avançado no estudo das reacções bioquimicas.

As enzimas são biomoléculas especializadas na catálise de reacções biológicas, estão entre as biomoléculas mais notáveis devido á sua especificidade e poder catalítico, que é muito superior aos dos catalizadores produzidos sintéticamente pelo Homem.
Actualmente, são conhecidos á volta de 2.000 enzimas diferentes.

Definição Bioquímica dos Oligoelementos
São elementos que existem na célula viva animal e vegetal em quantidades ínfimas, isto é, em muito baixa concentração. Participam num número importante de reacções bioquímicas.

São catalizadores das funções enzimáticas e permitem, pela sua presença, influenciar a velocidade de uma reacção sem contudo tomarem parte activa nessa reacção. Fornecem á enzima a energia para que a reacção bioquímica ocorra.


A actividade dos Oligoelementos regula e permite as trocas metabólicas, graças ás quais o organismo tem a possibilidade de restabelecer por si próprio o equilibrio biológico.


Iões Metálicos
Um certo número de enzimas necessita para a sua acção catalítica, de um Cofactor.
Os Iões metálicos, são um dos diferentes tipos de Cofactor.

Apesar de se conhecerem já centenas de metalo-enzimas, as dificuldades analíticas fazem dos Oligoelementos (que desempenham um papel fisiológico essencial) serem ainda completamente desconhecidos como coenzimas.

O papel dos iões é grandemente específico; cada um dos iões tem uma função determinada, em que não pode ser substituido por nenhum outro.

Cofactores metálicos
Alguns Cofactores metálicos e as suas relações enzimáticas
Metal
Enzima
Fe++ / Fe+++
Citocromos, Peroxidases, Catalases,
Ferrodoxina
Cu+ / Cu++
Citocromo-Oxidase, Tirosinase
Mg++
Fosfotransferase, Fosfoidrolases
Mn++
Fosfotransferase, Arginase
Zn++
Alcool-Desidrogenase,Anidrase-Carbónica,
Carboxipeptidase
K+
Piruvato-Quinase ( também requer Mg++ )
Na+
ATPase membranária  (Na+  K+)
                     ( também requer K+ e Mg+ )

Nota:
Por exemplo, o Zinco faz parte de mais de 300 cofactores enzimáticos e, parece ainda estar longe a descoberta de todas as funções enzimáticas que este elemento influência.

Lista de artigos neste site

           
Texto by A.Pires
Imagens by Internet