segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Electroforese


Electroforese refere-se á migração de proteínas, colóides, moléculas ou outras partículas carregadas eléctricamente e, através das quais é passada uma corrente eléctrica.
A migração electroforética para as partículas de uma determinada substância dependem das características da partícula, a ter em conta:

            - A sua carga eléctrica
            - O seu tamanho ou peso molecular
            - A sua forma

Essa migração depende também das características e parâmetros de operação do sistema utilizado e das condições do meio receptor, tais como:

            - O pH
            - A força iónica
            - A viscosidade e temperatura do electrólito
            - A densidade e ligações cruzadas de qualquer matrix estabilizante (p.e. gel de contacto).
            - Características da corrente utilizada



As partículas carregadas eléctricamente, migram em direcção ao eléctrodo de carga oposta e as moléculas com ambas as cargas positivas e negativas, movem-se na direcção dependente da carga livre.
O valor da migração está directamente relacionado com a grandeza da carga livre na partícula e, é inversamente proporcional ao tamanho da partícula, o qual por sua vez, é directamente proporcional ao seu peso molecular.

A direcção e a taxa de migração de moléculas contendo uma variedade de grupos funcionais ionizáveis, tais como aminoácidos e proteínas depende sobretudo do PH do electrólito.

A mobilidade electroforética diminui ou aumenta com a força iónica do electrólito.

O efeito da temperatura sobre a mobilidade electroforética, é um efeito indirecto, porque a viscosidade do electrólito de suporte é dependente da temperatura.
A mobilidade, contudo, aumenta com a subida da temperatura do electrólito e a consequente diminuição da viscosidade.

O vídeo mostra um exemplo da técnica de Eletroforese. A electroforese ou separação electroforética assenta na migração de moléculas carregadas por aplicação de um campo eléctrico.



Lista de artigos neste site

Texto by A.Pires