História



Desde que o homem aprendeu a conhecer os metais, estes tornaram-se-lhe úteis e até indispensáveis companheiros ao longo da história, primeiro como utensílios na vida quotidiana e depois, especialmente os mais belos, como ornamentos ou para a construção de objectos utilizados nas práticas mágico-religiosas e, também para a cura de algumas doenças.

Também a alquimia e as práticas com ela relacionadas na antiguidade, foram percursoras na relação da vida com os metais.

A descoberta de componentes químicos de metais no organismo indispensáveis á vida, fez voltar á cena o misterioso mundo das energias subtis que tem vindo pouco a pouco a ser redescoberto e a consolidar a sua utilização.

O termo "Catálise" foi introduzido na química mineral por Berzelius no século XIX e é:
O processo em que a velocidade de uma reacção é influenciada pela simples presença de um agente, que permanece químicamente intacto.

Foram no entanto as pesquisas começadas em 1897 por Gabriel Bertrand que colocaram em evidência os catalizadores como fazendo parte dos micronutrientes essênciais á vida, sendo a sua carência origem de doenças. Os trabalhos de Gabriel Bertrand visavam sobretudo a agricultura e a medicina veterinária.

A sistematização da oligoterapia como técnica credível deve-se contudo a Jacques Ménétrier que em 1932 a aplica ao seu estudo das diáteses - a catálise biológica.
Mais recentemente, Henry Picard completa os dados clínicos com indicações das acções específicas dos oligoelementos.

Depois de Henry Picard, são vários os autores que complementam a utilização dos oligoelementos.







Lista de artigos neste site

Texto by A.Pires
Imagens by Internet