Catalisadores

O oligoterapeuta deve ajustar a sua prescrição e o método ao caso concreto que se lhe depara; pode ser unicista, compondo o tratamento utilizando a oligoterapia clássica, tendo em atenção as acções específicas de cada oligoelemento (catalisador simples ou policatalisador), acertar a diátese prescrevendo os correctores diatésicos clássicos, ou, ainda, prescrever de uma forma global utilizando os correctores com acções em áreas específicas.

Relembro que os Oligoelementos catalisadores, são, na prática, "Oligo-Iões" dado a sua baixa concentração e a sua forma iónica (solutos), devidamente dinamizados; as fichas "linkadas" em cada elemento, sofrem permanentes actualizações.

Nota muito Importante:
As "Indicações Terapêuticas" compiladas na ficha do elemento, devem ser tomadas como sinal de acção do oligoelemento nas patologias mencionadas, não sendo, contudo, (e segundo a minha opinião) uma panaceia de catálogo (vulgar vade-mecum) que é, em todo contrária à filosofia que deve reger a medicina natural.

Catalisadores Simples (de uso mais generalizado):
wikipedia   Cobalto
wikipedia   Cobre
wikipedia   Flúor
wikipedia   Iodo
wikipedia   Lítio
wikipedia   Magnésio
wikipedia   Manganesio
wikipedia   Fósforo
wikipedia   Potássio
wikipedia   Selénio
wikipedia   Silício
wikipedia   Enxofre
wikipedia   Zinco

Alguns dos catalisadores "vulgarmente chamados de Oligoelementos", não são de uso generalizado, apesar da sua utilização ser defendida por aguns autores, estão numa fase de estudo que permita no futuro a sua inclusão (ou não) no arsenal do oligoterapeuta.
Há também neste capítulo a inclusão de alguns oligoelementos já vulgarizados, como por exemplo o Ferro, mas que, na forma de oligo-ião se tenta ainda perceber a sua utilidade; para nós, essa percepção já se pode considerar satisfeita, pois a utilização ao longo dos anos, é a melhor demonstração que um macro elemento se fornecido em alta divisão molecular, age no organismo, favorecendo o metabolismo afecto ao macro elemento em causa.

Catalisadores Simples (de uso mais condicionado):
wikipedia   Alumínio
wikipedia   Antimónio
wikipedia   Boro
wikipedia   Crómio
wikipedia   Estanho
wikipedia   Ferro
wikipedia   Germânio
wikipedia   Molibdénio
wikipedia   Níquel
wikipedia   Vanádio

Além dos catalisadores simples, estão também vulgarizadas na oligoterapia clássica alguns policatalisadores que aproveitam a afindade electroquímica para criar suportes sinérgicos úteis ao oligoterapeuta.

Policatalisadores Clássicos:
Cobre-Ouro-Prata
Ferro-Cobre-Cobalto
Manganesio-Cobalto
Manganesio-Cobre
Zinco-Níquel-Cobalto
Zinco-Cobre

Ainda nos policatalisadores, são utilizadas algumas misturas com plantas e ervas medicinais e outros micro nutrientes como as vitaminas (policatalisadores complexos): algumas das composições já se tornaram também de uso generalizado pelos oligoterapeutas.

Policatalisadores Complexos:

Também pela acção catalítica que possuem, algumas vitaminas em meios complexos de plantas e ervas medicinais podem ser utilizadas:
wikipedia   Vitamina-E Complex

Correctores Globais:

Advertência importante para o utente:
Apesar dos oligoelementos catalíticos estarem doseados em doses infinitesimais (na sua forma iónica) e não constituindo por isso perigos acrescidos de toxicidade, sou de opinião que deve sempre consultar o seu Naturopata / Oligoterapeuta que, saberá concerteza ajustar os oligoiões mais eficazes ao caso específico.

Lista de artigos neste site
Texto By A.Pires
Imagens By Internet