Bioelectrónica




O termo bioelectrónica deve-se a L.C.Vincent. Trata-se de um método de análise física dos líquidos biológicos em que o autor evidencia a possibilidade de classificar esses líquidos através de três parâmetros:

O Ph que indica a taxa de alcalinidade ou acidez do meio.

O rH2 que corresponde ao potencial de oxi-redução e representa a possibilidade de um ser vivo receber ou dar oxigénio através dos electrões.

A resistividade (R) fornece indicações sobre a mineralização de uma solução (quanto mais mineralizada uma solução, menor a sua resistividade).

A bioelectrónica aplica-se essencialmente como o nome indica, no domínio da vida e mais particularmente ao homem. Assim, foram tomados como referência os parâmetros médios do sangue, da urina e da saliva de um grupo teste de homens saudáveis:
 
                                     | Sangue  |   Saliva   |   Urina |
 
                             Ph          7,2             6,5            6,8 
                           rH2           22              22             24
                               R         210             180            30
 
Analisando o gráfico ao lado, podemos distinguir 4 quadrantes distintos:


A = (ácido-redutora).
B = (ácido-oxidação).
C = (alcalino-oxidação)
D = (Alcalino-redutora)

Na zona C, encontramos todas as enfermidades degenerativas, chamadas enfermidades da civilização: cancro, tromboses, flebites, escleroses em placas, diabetes alcalina, sida em evolução.
Dentro desta zona encontramos a linha Ci que indica a fronteira entre as zonas de cancro reversível e a zona de cancro irreversível.
A linha Ca, é a do cancro no seu inicio. Sobre a linha (c-d) chamada das tromboses o estado eléctrico do sangue é o que se pode produzir pela precipitação das proteínas plásticas.
PS é a zona de perfeita saúde.
 


Mantendo o mesmo gráfico que nos é dado pela bioelectrónica, estabelece-se a seguinte relação com as diáteses:
 
Zona ácido-redutora
= Diátese I
Zona ácido-oxidação
= Diátese II
Zona alcalino-redutora
= Diátese III
Zona alcalino-oxidação
= Diátese IV

Sem olharmos mais longe e sem mais considerações, reconhece-se facilmente o indivíduo patologicamente afectado quanto mais longe se encontrar da zona central do gráfico (zona PS)










Actualmente, através do princípio de Vincent, as aplicações práticas na área das terapias doces, são bastantes; vão desde a electro-acupunctura aos mais sofisticados meios de diagnóstico como o electrosomatograma que, com a ajuda do computador aponta uma base de dados muito fiável.



Sobre Eletrosomatograma:
Página do Dr.Gilberto de Paula
Também na área da alimentação, foram concebidos equipamentos que permitem caracterizar os diversos alimentos.



Texto by A.Pires
Imagens by Internet