domingo, 12 de dezembro de 2010

Dimitri Mendeleiev (1834-1907)


Dimitri Mendeleïev foi um químico russo, último filho de uma família de 14 ou (17)? irmãos. Graças ao esforço da mãe veio a estudar em Leninegrado, onde mais tarde foi professor de Química no Instituto Tecnológico.
Mendeleïev era um homem de personalidade e aparência pouco vulgares. Ficou conhecido na história por em 1869 ter disposto os elementos químicos num quadro, por ordem crescente das suas massas atómicas e ter verificado que havia analogia de propriedades ao fim de certos períodos - daí o quadro ser designado por Tabela Periódica.
Demonstrou que os elementos de propriedades químicas semelhantes apareciam periodicamente, dando lugar a oito grupos de elementos.




Em alguns lugares da tabela, faltava um ou outro elemento, mas Mendeleïev não hesitou em prever a sua existência e, inclusivamente, previu o seu comportamento químico e o dos seus compostos, o que veio a ser confirmado.
Mendelïev teve a intuição genial de que a periodicidade de propriedades estava ligada à estrutura dos átomos, facto para o qual, os químicos encontrariam mais tarde uma explicação adequada.
 
A Tabela Periódica de Mendeleiev causou espanto entre os cientistas da época, pois conseguia abarcar todos os elementos que já haviam sido descobertos. Mas gerou também desconfianças devido às suas lacunas e aos números que não correspondiam à sequência.
A certeza arrogante de Mendeleiev não se deixava abalar com as críticas: onde os números não se encaixavam, ele dizia que eram os números que estavam errados (o elemento teria sido pesado de forma incorrecta); onde faltava um elemento com as características previstas pela Tabela, ele simplesmente colocava uma interrogação, afirmando que o elemento com tais qualidades existia, só não havia ainda sido descoberto.


Tabela Periódica Actual



Uma nova tabela, ou antes, um novo estilo editada pela "Super Intertessante"



Uma lição em vídeo sobre a tabela periódica:
Sobre Mendeleiev:
Sobre Tabela Periódica:
Texto by A.Pires
Imagens by Internet