sábado, 11 de dezembro de 2010

Fritz Frankenhauser (1868)


von Dr Fritz frankenhauser nasceu em 1868.
Autor de "Guias de Prática Médica" - Leipzig 1911

O autor, que está ligado com o estabelecimento de uma cadeira de hidroterapia na Universidade de Berlim, escreveu um relato claro e sucinto sobre métodos físicos de tratamento da doença que dividiu em cinco secções:
A primeira secção é dedicada ao exercício físico e ao seu efeito sobre os músculos, sistema nervoso, circulação, digestão, pele, rins, etc.
Os efeitos dos diversos tipos de exercícios, como ginástica e massagem são descritos com cuidado. O descanso é também considerada, embora mais brevemente.
A segunda seção é dedicada aos métodos de tratamento térmico. Depois de uma reflexão sobre o tema geral da temperatura corporal, os efeitos físicos e fisiológicos de diferentes temperaturas são discutidos. Nesta seção, o assunto do clima também é descrito. Banhos de ar e de água são, então, descrito com algum pormenor.
A terceira seção é dedicada à cura pela luz; uma quarta secção, é dedicada à electricidade, e uma quinta, à influência das forças físicas em seres humanos nas suas várias idades ou períodos de crescimento.

Fritz Frankenhauser é desde o século passado mencionado em inúmeras obras e tratados de medicina pelo seu trabalho no campo do que hoje designamos por electroterapia.

Lista de artigos neste site

Texto by A.Pires