quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Dualidade da Matéria



A noção de electrão como uma partícula, é aceite sem restrições, porém, o seu carácter ondulatório já não é tão bem conhecido e constitui uma propriedade básica da mecânica quântica.

Baseando os seus argumentos na simetria da Natureza, o físico francês de Broglie postulou que, se a luz tem um carácter tanto ondulatório como corpuscular, uma propriedade semelhante deve existir com a matéria, e prosseguiu mostrando que um comprimento de onda bem definido poderia ser associado ao movimento dos corpos materiais.



Einstein já tinha concluído que, em determinados processos, as ondas se comportam como corpúsculos.
A luz, quando se propaga no espaço, tem um comportamento ondulatório; e, quando interfere com a matéria, em processos de troca de energia assume uma natureza corpuscular.

De Broglie associou o inverso, ou seja, que toda a partícula se comporta também como uma onda.
A dualidade onda-partícula, também denominada dualidade onda-corpúsculo ou dualidade matéria-energia, constitui uma propriedade básica da mecânica quântica e consiste na capacidade das partículas subatómicas em comportarem-se ou terem propriedades tanto de partículas como de ondas.

Resignaram-se portanto os físicos ao facto de os electrões também possuirem um carácter duplo, comportando-se algumas vezes como partículas e outras vezes como ondas.

O vídeo abaixo dá mais uma achega para a discussão sobre esta temática. Aproveita-se a característica pedagógica da realização.




Lista de artigos neste site


Sobre Dualidade da Matéria:
Dualidade Onda-Corpusculo (Wikipedia)


Texto by A.Pires
Imagens by Internet