sábado, 11 de dezembro de 2010

Química Elementar


Noções básicas de química elementar.
Do Egípcio "Kême" (Chem), significando "Terra", a química é a ciência que estuda e trata as substâncias da da natureza, dos elementos que a constituem, das suas características e propriedades, etc.

Como ciência, a química surge no século XVII a partir dos estudos de alquimia muito populares entre os cientistas da época. Um ponto crucial no desenvolvimento da química foi a racionalização dos conhecimentos empíricos obtidos, procurando criar leis racionais e simplificar de forma coerente as informações obtidas.
A quantificação (pesagem) permitiu que as experiências se tornassem cada vez mais precisas e rigorosas em oposição ao carácter qualitativo das experiências alquímicas.

Uma substância pode ser composta por um único elemento químico como por exemplo o Ouro, a Prata, o Ferro, etc. Ou, por dois ou mais elementos numa proporção bem definida como por exemplo o cloreto de sódio em que, da sua massa 39,34% é de sódio e 60,66% é cloro.

Uma das maiores vitórias da química deveu-se a John Dalton pelo uso de balanças nas experiências laboratoriais. Com base em dados experimentais, Dalton propôs em 1881 um modelo para a constituição da matéria que seria fácilmente explicado se toda a matéria fosse constituída por unidades indivisíveis, chamadas "átomo".
Tal conceito, cuja primeira descrição provinha do filósofo grego Demócrito, confirmava-se agora, naturalmente, após as medidas quantitativas rigorosas.

A teoria atomística de Dalton teve importantes repercussões. Baseado em dados experimentais, Joseph Proust tinha proposto formalmente o conceito que toda a substância possui uma composição constante e homogénea.
Assim, a água é sempre composta pela mesma porção de dois gases: Oxigénio e Hidrogénio.
Dalton organizou de forma racional as diversas substâncias conhecidas, criando uma tabela de substâncias que seriam formadas por apoenas um tipo de átomo e substâncias que eram formadas por uma combinação característica de átomos.

Denomina-se por elemento químico todos os átomos que possuem o mesmo número atómico (Z) ou seja, o mesmo número de protões.

Um ião é uma espécie química electricamente carregada, geralmente um átomo ou uma molécula que perdeu ou ganhou electrões. Iões carregados negativamente chamam-se aniões, enquanto os carregados positivamente chamam-se catiões.

Uma molécula é um conjunto electricamente neutro, de dois ou mais átomos unidos por pares compartilhados de electrões que se comporta como como uma única partícula.

Ligação química é a união de átomos para formarem moléculas que constituem a estrutura básica de uma substância ou de um composto. Na natureza existem cerca de uma centena de elementos químicos. Os átomos desses elementos químicos quando se unem formam a grande diversidade de substâncias químicas existentes.

Energia química é a energia potencial das ligações químicas entre os átomos. A libertação desta energia é melhor percebida por exemplo, numa combustão. A energia química é libertada ou absorvida em qualquer reacção química.

Uma reacção química é uma transformação da matéria, na qual ocorrem mudanças qualitativas na composição química das substâncias reagentes, resultando em um ou mais produtos.

A tabela periódica dos elementos químicos é a disposição sistemática dos elementos, na forma de uma tabela, em função das suas propriedades. A tabela periódica é útil para se preverem as características e tendências dos átomos.


Um exemplo do que se não deve fazer num laboratório de química (para desanuviar)




Lista de artigos neste site

Curiosidades:
Uma tabela periódica com belo efeito visual
Uma tabela periódica animada
Estruturas moleculares 3D
Biografias de Químicos (Lista na Wikipedia)
Nobel da Química (Lista na Wikipedia)

Texto by A.Pires in (fonte Wikipedia)
Imagens by Internet