quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Stéphane Leduc (1853-1939)




Biólogo francês, contribuiu para a compreensão dos mecanismos da vida. Foi professor da Escola de Medicina de Nantes.


Nascido em Nantes em 1853, Stéphane Leduc passou sua infância em Orvault.
Ao longo de sua vida, frequentará assíduamente Orvault onde sua família se estabeleceu.
Estudou medicina, defendeu sua tese de doutorado em 1883. Em 1884, descobriu a causa da epidemia de cólera que assolava Nantes e, em 1888, resolve uma epidemia de febre tifóide em Nantes, substituindo os tubos de esgotos a céu aberto pelos vulgares "ralos".
Foi membro do município de Nantes entre 1892-1896, tendo-se dedicado à melhoria da cidade.
Morreu em 1939 em sua casa.

Na dissertação inaugural apresentada à Escola Medico-Cirurgica do Porto em 1907, o Dr. Alfredo Alberto Magalhães com "A Ionisação na Blenorragia", faz referência aos experimentos de Leduc:
"Em 1900 no Congresso Internacional de Electro-Biologia, após ser questionado por alguns congressistas que afirmavam ser nula a absorção de medicamentos pela imposição de uma corrente eléctrica, o Dr.Leduc demonstrou de forma inequívoca através da sua famosa experiência com os coelhos que tinha razão, reduzindo a zero as contestações.".

Na prática, reduzindo a experiência e mantendo o objectivo da demonstração, o Dr.Alfredo Magalhães intercala um coelho num circuito eléctrico, colocando uma solução de sulfato de estricnina entre o ânodo e a nuca do coelho; faz acopolar o cátodo com uma solução salina (cloreto de sódio) ao abdómem do coelho.
Após fechar o circuito com o gerador de corrente contínua, verifica que o coelho morre com espasmos tetânicos característicos do envenenamento pela estricnina.


Estão portanto, demonstradas desde finais do século XIX a migração de iões pela via transdérmica com acopolamento de uma corrente eléctrica, a ionoforese.



Sobre Leduc:

Texto by A.Pires
Imagens by Internet