sábado, 11 de dezembro de 2010

Henry Picard




Henri Picard, foi um dos pioneiros da oligoterapia e gostava de dizer:
"Observe uma criança e um homem velho na rua; o que os diferencia, é a velocidade. A criança corre, enquanto o velho homem se move lentamente. Uma das características dos Oligoelementos é restaurar a velocidade."

Algumas pessoas insistem em chamar efeito placebo à acção dos oligoelementos ao serem mencionados os resultados espetaculares da homeopatia ou da oligoterapia. Em resposta, H.Picard pedia para que lhe explicassem a razão dos mesmos resultados surpreendentes com crianças e animais.
Certamente que não é devido a um efeito psicológico. Daí a grande importância desses minerais para o organismo humano.



Estão documentadas algumas das experiências do oligoterapeuta mais importante de todos os tempos, Henry Picard foi Presidente da "Société Medical d'Etude des oligo-elements" e membro da "Société Française d'Climatologia et Hidrologia".


Foi em 1956, como médico num SPA termal de Bourbonne-les-Bains, especializado em doenças reumáticas que começou a prescrever oligoelementos aos utentes que padeciam especialmente de artrite.


Ao longo dos anos, a equipe de reumatologistas com outros franceses realizaram um estudo a mais de 50.000 pacientes com osteoartrite e 70% obtiveram uma evolução favorável.


Durante esse tempo, nenhum tratamento foi indicado apenas para os pacientes que permaneceram temporariamente no spa, mas especialmente para aqueles que, pela sua perda de função não puderam comparecer no estabelecimento.


Os resultados mantiveram-se em todos os casos. O mesmo refere H.Picard no seu livro "L'arthrose Vaincre" das Editions du Rocher, que 60% dos pacientes tratados à osteoartrite insistiram em manifestar a sua satisfação com a atenuação prolongada de dor e rigidez das articulações.


Em particular, os espondoarticulosos alegaram não ter tido, durante anos, sua coluna tão indolor e tão pouco sensíval às mudanças climáticas.

 

Perante estes resultados, H.Picard decidiu, juntamente com outros colegas criar em 1973 uma associação médica para investigar minuciosamente a oligoterapia, e fundaram a "Sociedade Médica para o Estudo dos Oligo-elementos".

Lista de artigos neste site


Texto by A.Pires